Como Pesquisar o Twitter

favoritostwitter

A inspiração

Pesquisar no Twitter não é uma ciência exacta. As ferramentas disponíveis não são muito precisas e respondem de maneira diferente aos mesmos parâmetros. Espero que este post  – inspirado nas dicas de Justin Parks para fazer buscas nos favoritos de outros utilizadores, e partilhado aqui no TwitterPortugal pelo Paulo Querido - vos possa ajudar a encontrar o que procuram no Twitter.

Pesquisar Bios

Justin Parks  explicou como fazer buscas nos favoritos de outros utilizadores usando o Google. Reflecti um pouco sobre o fez, e fiz uma variação para pesquisar apenas nas biografias dos utilizadores do Twitter. Estão à procura de pessoas que partilhe interesses em comum, tenham uma profissão específica, ou que sejam da vossa cidade? Desde que tenham incluído esses dados na sua bio é tudo muito simples. Escrevam o seguinte  na caixa de busca do Google:

site:twitter.com/* location+Lisboa

Podem mudar “Lisboa” para a localidade que quiserem. É claro que terão que explorar os resultados e fazer a vossa selecção. Se acharem este procedimento cansativo, podem sempre utilizar a aplicação em Adobe AIR TwitterLocal. Podem seguir twiteirosde uma localidade específica e de um área em redor configurável, en tempo real. Eu não acho que esta aplicação seja muito precisa, e por vezes eu só quero encontrar alguém, e não tenho tempo para esperar pelo tweet  dele ou dela, por isso usaria o Google primeiro. Mas se estão à espera que algo aconteça numa determinado sítio o  TwitterLocal pode ser útil.

Se querem encontrar pessoas com uma actividade específica, façam assim:

site-twitter.com-- bio+journalist - Pesquisa do Google_1244549636505

Ficam logo com uma lista instantânea de jornalistas twiteiros sem ter que juntar água. Mas se preferem directorias e listas, as seguintes opções estão disponíveis: Twellow, as Páginas Amrelas do Twitter, ou o WeFollow. Ambos organizam os utilizadores em categorias ou tags. Existem outras ferramentas de busca geral também interessantes, como o  TwitSeeker e o TweepSearch,mas que deixam muitos utilizadores fora dos resultados.

Identify

Ann Smarty escreveu sobre o Identify

Mas se estão se têm curiosidade em saber por que outras redes sociais um utilizador do Twitter tem conta, pode, adicionar o add-on Identify ao vosso Firefox. Ann Smarty escreveu um artigo sobre esta ferramenta aqui.

Busca por Tags e Tópicos

Mas vamos dar alguma privacidade aos utilizadores do Twitter e procurar nos conteúdos. E como podemos fazê-lo? Deixem-me contar-vos as maneiras…

A maioria das aplicações para desktops como o  Twhirl ou o Tweetdeck baseiam-se em duas grandes ferramentas de busca que são o  TwitterSearch e o  TweetScan, que despejam os resultados na interface desses programas, apesar de eu ser fã de outras aplicações online para seguir tags e tópicos em tempo real, como o Monitter, e o TwitScoop. Hastags.org é também muito útil para lidar com tags, mas acho-o limitado . Recentemente encontrei o PeopleBrowser, uma aplicação online multitarefa que parece ter muito potencial mas que ainda está em desenvolvimento.

Monitter live streaming

Monitter em tempo real

À procura de outra coisa?

Obviamente o Twitter pode ser pesquisado para procurar qualquer coisa, até um emprego. Todos os dias surge uma ferramenta nova para retirar o máximo proveito da sua utilização, e felizmente há pessoas que fazem listas das ferramentas essenciais e úteis para maximizar a experiência do Twitter. Estas são apenas as que conheço melhor e uso quase todos os dias na minha Twitter-actividade. Se acharem que isto é demais, podem sempre recorrer à simples caixa de busca na vossa homepage do Twitter. Mas se souberem outras técnicas ou de outras ferramentas que permitam espremer a informação do passarinho azul, partilhem.


AddThis Social Bookmark Button

Share on FriendFeed

Tags: ,

Artigos relacionados


Partilha

Secção

Tags

Data
10 Junho 09 10:00

Autor
Alexandre Gamela
avatar
é um jornalista independente que tem dedicado os últimos anos ao estudo dos Novos Media. É autor d'O Lago, um blog bilingue de grande qualidade, que tem sido referenciado em alguns dos melhores sites nacionais e estrangeiros sobre o futuro do jornalismo, e que faz parte da lista dos Best of Journalism Blogs do Journalism.co.uk.


Últimos artigos de
Alexandre Gamela


0 últimas reacções a este artigo


Comentários